O desejo sexual durante e após a gravidez pode sofrer alterações, e essas alterações geram muitas dúvidas. Leia e saiba mais no Blog da Saúde Hapvida.
Maternidade
22 de Novembro de 2019
É normal não sentir desejo sexual na gravidez? Não sentir desejo sexual na gravidez é normal, afinal, quando a mulher está grávida a rotina do casal costuma mudar, pois a gestação é um período em que a mulher desenvolve um novo ritmo, muda às preferências e sofre alterações na disposição. Todas essas mudanças acontecem por razões tanto fisiológicas como emocionais, podendo surgir desconfortos e até mesmo a queda no desejo sexual, isso se deve à diminuição da libido e da lubrificação vaginal, ao aumento da dificuldade de atingir o orgasmo, à hipersensibilidade nos seios, o cansaço físico e mental, além da dificuldade em encontrar uma posição mais confortável durante a relação.
Sexo pós-parto, porque o desejo sexual diminui? Muitas mulheres não sentem desejo sexual depois do parto. O medo da dor, de prejudicar a recuperação, as exigências diárias dos cuidados ao bebê, o peito dolorido e inchado, as noites mal dormidas ou simplesmente a falta de desejo podem causar um natural desinteresse pelo sexo. Para que o casal fique bem, é importante que ambos partilhem o tempo que dedicam aos cuidados ao bebê desde o primeiro dia. Envolver o pai nesses cuidados, faz com que se sinta parte integrante de tudo o que se passa à sua volta.
O que fazer para voltar a ter desejo sexual? O primeiro passo é conversar com o seu ginecologista e obstetra para ele dar um diagnóstico assertivo,mas algumas medidas podem ser tomadas para tentar recuperar o prazer e desejo sexual no pós-parto: - Use um lubrificante; - Procure relaxar; - Encontre a melhor posição; - Exercite os músculos pélvicos; - Compreenda e aceite as mudanças do seu corpo;
Depressão pós-parto A depressão pós-parto ocorre logo após o parto. Os principais sinais são tristeza e desesperança. Isso acontece principalmente devido às alterações hormonais decorrentes do término da gravidez. Se identificar esses sinais procure seu médico, o tratamento pode ser com psicoterapia, medicamentos e antidepressivos.