Home

Abstinência do cigarro? Saiba como encarar!

Se você está passando pela abstinência do cigarro, separamos algumas dicas essenciais sobre como encarar esse momento. Leia mais no Blog da Saúde Hapvida.

Saúde de AZ

16 de Fevereiro de 2017

Mulher partindo um cigarro ao meio

O cigarro é uma das drogas mais antigas da história. Antes usado como objeto de estilo de vida sofisticado pela estrelas do cinema, hoje o cigarro aparece como fator prejudicial à saúde e diariamente faz dependentes. 

A procura por cigarro tem diversos motivos. Porém, há estudos que demonstram que o fumo é procurado para aliviar situações de estresse e tensões. Outro ponto é a idade: quando a pessoa é muito nova e está na fase do 'experimentar', aderir ao fumo para ser aceito na turma dos amigos, imitar alguns adultos, ou até criar a impressão de que poderá parecer mais velho, pode acontecer.

Iniciar a vida de fumante pode até ser fácil, os problemas aparecem quando a saúde física e mental são comprometidas. À medida que o tempo passa, a presença do fumo influencia negativamente na vida do usuário. 

A vontade de fumar pode se tornar incontrolável e atrapalhar aspectos sociais e até pessoais da vida dessa pessoa, já que não há discriminação sobre a hora certa ou errada de fumar. Isso pode gerar isolamento social, pouco proveito dos momentos em família e dificuldade de concentração no trabalho, pelo desejo incessante da sensação que o cigarro proporciona.

 

Abstinência e recaída

O processo para deixar qualquer vício exige disciplina e força de vontade. Por isso, a dica é procurar prazeres saudáveis que possam substituir ou pelo menos amenizar a vontade de fumar. Entender os sintomas para saber identificar este momento faz parte da desintoxicação e é uma busca diária de motivações que mantêm a pessoa longe do cigarro.

Em caso de recaída, é interessante considerar esse momento como um processo de aprendizagem e não de desistência e que seja planejado com um profissional da Psicologia.

 

Orientação

Para ajudar você no processo de desintoxicação é importante procurar ajuda médica e psicológica, principalmente, porque é preciso buscar outras formas de se comportar em situações onde o hábito do cigarro é comum. 

Outros prazeres podem proporcionar o alívio das tensões e da ansiedade, que antes eram encontrados com o uso do cigarro. É um processo que pode durar um longo período de tempo para evitar recaídas, mas que trará muitos benefícios a saúde. Atividade física pode auxiliar neste processo.

 

Supere o fumo

Caso você já tenha superado o cigarro e queira nos deixar o seu depoimento, clique aqui e inspire outras pessoas a conquistarem essa vitória.