A carência de um ou mais nutrientes essenciais ao sangue pode levar a queda no conteúdo de hemoglobina, o pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos. Ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas são apenas alguns deles. Esta condição leva a pessoa a ter a chamada anemia, problema comum que afeta 30% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O problema que afeta principalmente crianças abaixo de dois anos e mulheres de diferentes faixas etárias, embora também possa ocorrer em homens e idosos, leva a diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal. Além disso, pode ser a causa primária de uma entre cinco mortes de parturientes ou estar associada a até 50% das mortes. Os sintomas da carência de ferro não são específicos, necessitando-se de exames laboratoriais de sangue para que seja confirmado o diagnóstico de anemia ferropriva.
Saiba como prevenir a anemia:
- Procure ter uma alimentação balanceada e variada, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, leite, carnes e ovos. Veganos devem ter acompanhamento nutricional para evitar carências de ferro e vitamina B12.
- Ao consumir fontes vegetais de ferro (como feijão e lentilha), consuma junto alguma fonte de vitamina C, como laranja, para otimizar a absorção do mineral.
- Evite o excesso de álcool, que também pode levar à anemia.
- Não exagere no consumo de medicamentos com ácido acetilsalicílico, que podem causar sangramentos gastrointestinais.
- Mulheres com fluxos menstruais intensos devem ter acompanhamento médico periódico para monitorar os níveis de hemoglobina.
Atenção! Sintomas de anemia na gravidez
A anemia grave ou não tratada na gravidez pode aumentar os riscos de parto prematuro, necessidade de transfusão de sangue durante o nascimento, depressão pós-parto e, para o bebê, há o risco de desenvolver anemia ou de apresentar atrasos no desenvolvimento. Por isso, fique atenta aos sinais.
- Pele, lábios e unhas pálidas;
- Sentir-se cansada ou fraca;
- Tontura;
- Falta de ar;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Dificuldade de concentração.
Conheça algumas doenças associadas à anemia, como:
- Saiba mais sobre as hepatites.
- Conheça o tratamento para gastrite.
- Fique ligado em algumas consequência de uma má alimentação.
- Câncer: pessoas que têm câncer ficam mais vulneráveis à doença.