-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
-
São Paulo
-
Sul
-
Minas Gerais
-
Norte e Nordeste
-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
Leite materno: cada gotinha importa
Você sabia que o leite materno pode ser doado por qualquer mulher que amamenta? Entenda a iniciativa, sua importância e como doar, no Blog da Saúde Hapvida.
Maternidade
19 de Maio de 2021

O leite humano pode ser doado por qualquer mulher que amamenta. Segundo o Ministério da Saúde, para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. O leite materno ajuda a criança a se desenvolver com mais saúde e oferece mais chances de recuperação de doenças.
O dia 19 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Doação de Leite Humano e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno.
O pediatra do Sistema Hapvida, Maurício Cavalcante, ressalta as vantagens do aleitamento materno e a importância da doação do alimento, que pode salvar vidas de bebês. Um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. “O leite materno é de fundamental importância para alimentação do recém-nascido, reduzindo índices de mortalidade infantil, índices de infecção intestinal, além de reduzir os processos alérgicos relacionados à alimentação”, destaca Maurício.
O especialista lembra ainda que os benefícios também são uma realidade para as mulheres que amamentam. Entre eles, o pediatra elenca: a perda de peso mais rápido, a redução de edema pós-parto, apresenta menores índices de osteoporose por conta da ocitocina que é produzida no processo de amamentação e reduz índices do câncer de mama.
Qualquer quantidade de leite pode ajudar. O pote não precisa estar cheio para doar e fazer a diferença. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado ao bebê internado nas Unidades Neonatais, destaca o Ministério da Saúde.
Veja como doar
- Atente-se ao preparo do frasco para guardar o leite materno;
- Tome cuidados de higiene antes de iniciar a coleta;
- Escolha um local tranquilo para retirar o leite;
- Retire, guarde e armazene o leite corretamente;
- Ligue para o Banco de Leite Humano mais próximo e informe-se sobre a maneira mais segura de fazer a sua doação.
Principais benefícios do leite materno:
- Protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias;
- Reduz em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos;
- Reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
Soluções para você, sua empresa ou familia
Noticias relacionadas

18 de Julho de 2025