-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
-
São Paulo
-
Sul
-
Minas Gerais
-
Norte e Nordeste
-
Planos de Saúde
-
Planos de Odonto
-
Para Beneficiários
-
Serviços Rápidos
-
Destaques
Tristeza nas festas de fim de ano é comum?
Dicas para evitar excessos durante as ceias e manter uma alimentação equilibrada. No Blog da Saúde Hapvida, encontre mais dicas para manter uma dieta balanceada
Bem-Estar
18 de Dezembro de 2017

Muitas pessoas começam a fazer um balanço da vida em dezembro, mês das festas de Natal e Ano Novo. Elas costumam analisar o trabalho, as conquistas, os planos que se realizaram ou não, a família, a saúde e as relações. Por isso, não é incomum que um sentimento de tristeza ou de pesar surja nesse período.
É importante ressaltar que sentimentos como alegria, euforia, agitação, não podem ser sentimentos impostos a todos. A melancolia, a raiva e a solidão são comuns nessas datas, e o sentimento de tristeza, muitas vezes, se torna evidente.
Para muitos, a tristeza, nesse período, faz parte do processo de fechamento de um ciclo e não quer dizer, necessariamente, que a pessoa esteja com um quadro de depressão. Pelo contrário, é um período de esvaziamento para iniciar uma nova etapa, deixando para trás as frustrações que podem ter marcado o ano que se passou.
Saber lidar
De uma forma geral, a tristeza, a melancolia, a raiva ou a frustração não configuram um quadro depressivo. Além do que, esses sentimentos podem fornecer subsídios importantes para as mudanças, por isso podem ser encarados de uma forma positiva.
O mais importante é entender que esse balanço pode trazer uma reflexão benéfica e bastante proveitosa do que pode ser um ponto de mudança e de recomeço para o novo ano. Esperança e pensamento positivo são os elementos fundamentais dessa análise.
Soluções para você, sua empresa ou familia
Noticias relacionadas


27 de Agosto de 2025
Reumatologia e doenças autoimunes
Abrir Notícia
15 de Agosto de 2025