Home

Cuidado com o Doutor Google

Tome muito cuidado com o

Saúde de AZ

15 de Fevereiro de 2019

Pessoa surpresa em frente ao computador

Difícil encontrar alguém que nunca tenha tentado resolver ou entender mais sobre um problema de saúde através da internet. Mas cuidado: com a mesma rapidez com que o Doutor Google responde as nossas dúvidas, pode colocar sua saúde e a de seus familiares em risco.

O “Dr. Google” é o primeiro a ser procurado por 26% dos brasileiros quando se deparam com algum problema na área. O levantamento foi realizado pelo próprio Google e aponta que o Brasil é o País em que as buscas referentes ao tema, mais cresceram no mundo no último ano.

À internet é uma ferramenta valiosa, desde que seja utilizada com critério. À falta de experiência pode levar você a achar que tem uma doença grave, quando o problema não passa de uma virose. Ou o contrário: pesquisar os sintomas e concluir que não é nada sério, que uma pomadinha resolve, ignorando algo que pode ser mais sério do que parece.

Automedicação
A automedicação é um dos maiores perigos para quem recorre ao “Dr. Google” quando está doente. Muitas pessoas se deixam levar pelas soluções divulgadas na internet para economizar ou porque acham o procedimento fácil. Mas não sabem tratar as complicações.