A conjuntivite, conhecida como “olho vermelho”, é qualquer condição inflamatória da conjuntiva. Um tecido que reveste o globo ocular e a parte interna das pálpebras superior e inferior. À conjuntiva existe para proteger e lubrificar os olhos. Em geral, não notamos sua existência porque é transparente.
A conjuntivite pode ser confundida muitas vezes com uma alergia nos olhos, por isso é bom ficar atento aos sintomas. A conjuntivite pode ser desencadeada por reação alérgica, exposição à produtos químicos, substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem) e, principalmente, por vírus e bactérias. Nestes casos, a conjuntivite é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.
Sintomas
A característica mais marcante da conjuntivite é a vermelhidão nos olhos. A visão pode ficar embaçada ou sensível à luz e os olhos, lacrimejando constantemente. Pálpebras inchadas e grudadas ao acordar, secreção purulenta e coceira.
Como diferenciar os tipos de conjuntivite?
Os sintomas entre os tipos de conjuntivite são muito semelhantes, portanto, a melhor forma de diferenciar a conjuntivite é através da forma de contágio. Além disso, é essencial procurar um especialista, para que ele possa indicar o tratamento específico, quando antes o tratamento for iniciado, menores serão as chances de complicações.
O que fazer para curar a Conjuntivite?
O tratamento da conjuntivite depende da causa, por isso o diagnóstico é fundamental. Um colírio errado pode agravar o quadro, por isso evite a automedicação.
Na maioria das vezes são receitados colírios lubrificantes e limpeza frequente das secreções com algodão embebido em água filtrada ou soro fisiológico, de preferência bem frios para diminuir a inflamação e a dor. Nos quadros virais, que se resolvem sozinhos em uma ou duas semanas, só o tratamento sintomático é suficiente, se a conjuntivite for bacteriana, é necessário uso de antibiótico.
Dá para prevenir
Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da conjuntivite. Não compartilhe toalhas, lave com frequência o rosto e as mãos,troque as fronhas dos travesseiros diariamente, evite aglomerações e não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza.
Usar maquiagem na academia pode causar irritação?